Total de visualizações de página

domingo, 28 de julho de 2013

VAMOS SABER O QUE É UM SPIN-OFF?

Spin-off ou derivagem é um termo em inglês utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que estas se estabeleçam em incubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia.
Um exemplo de transferência de tecnologia e formação de empresas de alta tecnologia é dado pelo Commercial Technology Program da NASA, que facilitou a transferência de diversas tecnologias da NASA para o setor privado. Desde 1976, o programa tem promovido a transferência de tecnologias e a sua utilização em 40 a 50 produtos comerciais por ano. 
Atualmente o Brasil conta com diversas iniciativas para facilitar a transferência de tecnologia, destacando-se as Incubadoras de Empresas instaladas em universidades e o recente esforço de formação de Parques Tecnológicos na forma de fundações ou institutos ligados às universidades.
Outro impulso a essas iniciativas foi dado pela Lei de Inovação Tecnológica, que regulamenta e incentiva a formação de empresas spin-off por membros de grupos de pesquisa de instituições públicas.

No geral, spin-off refere-se a algo que foi derivado de outra coisa anterior àquela. Spin-off também pode ser entendido como cisão de uma empresa - o oposto de uma fusão. Em computação, o spin-off de um projeto de software é também chamado de FORK. Na mídia o termo é utilizado para indicar uma franquia criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, tendo relação parcial ou nula um com o outro. Veja alguns exemplos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário